quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Um veleiro num porto é sempre uma festa

O navio-escola argentino Libertad está de visita ao porto de Santa Cruz de Tenerife e o jornal El Dia dedicou-lhe uma fotografia na capa a quatro colunas, escolhendo uma sugestiva legenda:
“Canarias recibe um ‘pedacito’ de Argentina”.
Nas ilhas atlânticas, como nos portos históricos da navegação à vela, a presença de um veleiro é sempre assinalada com grande destaque pelas autoridades, pela população e pela comunicação social, porque evoca muitas memórias de outros tempos. É assim em Tenerife, como no Mindelo, na Horta ou no Funchal.
No caso do Libertad, um veleiro de três mastros que está ao serviço da Marinha da Argentina desde 1963 e que já não visitava aquele porto desde 2009, o jornal noticiou a sua chegada com o título “Argentina llega por mar”.
Em Outubro de 2012 o navio foi protagonista de um episódio muito caricato, quando um tribunal do Ghana decidiu o seu embargo no porto de Tema, perto de Accra, por causa de uma acção interposta por um fundo financeiro especulativo, que reivindicava à Argentina o pagamento de uma dívida. As autoridades do Ghana aproveitaram a oportunidade e exigiram um fiança de 20 milhões de dólares para libertar o navio, o que foi recusado pela Argentina. Só a intervenção do Tribunal Internacional do Direito do Mar, que por unanimidade deu razão à Argentina, desbloqueou a situação. Mas foram quase três meses “de castigo” no porto de Tema. Agora em Tenerife será bem diferente e será certamente uma festa, como esperam os 20 mil argentinos que vivem nas ilhas Canárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário