quarta-feira, 6 de setembro de 2017

As novas tropelias do imprudente Donald

As peripécias sucedem-se na polémica carreira presidencial do imprudente Donald Trump, não só na política externa, mas também na política interna. Ontem fez mais uma das suas tropelias e ordenou o fim do programa DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), criado em 2012 por Barack Obama e que impedia que os jovens imigrantes trazidos ilegalmente para os Estados Unidos quando ainda eram crianças, pudessem ser deportados. A notícia saltou para a primeira página dos jornais americanos, como aconteceu por exemplo no Chicago Tribune.
Estima-se que cerca de 800 mil jovens beneficiaram da protecção da lei DACA e puderam começar novas vidas, mas também estudar, trabalhar, integrar as Forças Armadas e realizar o sonho de ser americano. Porém, o Donald está em vias de acabar com esse sonho e estará a preparar um cenário de deportações em massa, embora ainda não estejam definidos os pormenores relativos à aplicação desta decisão, para a qual o Congresso parece ir reagir.
A incerteza é enorme em muitas comunidades americanas, sobretudo as de origem mexicana. Barack Obama reagiu e classificou esta decisão do Donald como uma crueldade “contra patriotas que juram fidelidade à nossa bandeira”. Da mesma forma Rahm Emanuel, o mayor de Chicago, afirmou que o DACA continuará a existir em Chigago, enquanto Andrew Cuomo, o governador de Nova Iorque, declarou que “a medida é cruel, gratuita e devastadora para centenas de milhares de nova-iorquinos”. Ainda que o número concreto de possíveis afectados e as suas nacionalidades não sejam comhecidas, várias organizações que prestam apoio a imigrantes portugueses nos Estados Unidos afirmaram que algumas centenas de portugueses poderão ser afetacdos pelo fim do DACA.
Realmente, é caso para se dizer que com o Donald, cada cavadela cada minhoca.

Sem comentários:

Enviar um comentário