terça-feira, 19 de setembro de 2017

Até o Donald elogia António Guterres

Todos nos lembramos do dia 6 de Outubro de 2016, quando o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou por unanimidade e aclamação a resolução que recomendou à Assembleia Geral a designação de António Guterres como o 9º secretário-geral das Nações Unidas, cargo que vem exercendo, num mandato de cinco anos, desde o dia 1 de Janeiro de 2017. Guterres está no cargo há pouco mais de oito meses e a sua acção tem sido marcada pela discrição, pelo que não tem sido alvo de críticas, nem de elogios significativos.
A lista de conflitos e de problemas com que o mundo se confronta é muito extensa, indo desde a guerra na Síria aos milhões de refugiados que fogem da guerra ou da fome, passando pelas atitudes bélicas da Coreia do Norte, as alterações climáticas e a implementação dos acordos de Paris, a instabilidade política na Venezuela ou a perseguição às minorias rohingya do Myanmar que têm procurado refúgio no Bangladesh. Imaginamos António Guterres preocupado e a trabalhar em todas estas áreas com a determinação e a inteligência que o mundo lhe reconheceu quando lhe atribuiu este cargo, mas nestes casos é necessária uma acção persistente e não se podem esperar resultados imediatos.
Ontem, Guterres encontrou-se com Donald Trump numa sessão das Nações Unidas em Nova Iorque. O Donald foi muito crítico em relação à “burocracia e má gestão” das Nações Unidas que desde o ano de 2000, segundo afirmou, aumentou o seu orçamento em 140% e duplicou os seus custos com pessoal. Depois, tendo António Guterres sentado à sua direita, disse: “Mas sei que isso está a mudar com o secretário-geral — e está a mudar rápido”, acrescentando que “encorajamos o secretário-geral a usar plenamente a sua autoridade para cortar a burocracia, reformar sistemas antiquados e tomar decisões firmes”.
A imprensa americana destacou o discurso do Donald nas Nações Unidas e o The New York Times salientou o seu elogio a Guterres: "He praised Secretary General António Guterres for tackling mismanagement and bureaucracy”.
“You have been fantastic” foi o que Trump disse a Guterres na abertura da reunião, acrescentando “I applaud the secretary general for laying out a vision to reform the United Nations so that it better serves the people we all represente".
Porém, não é caso para admirar porque no programa da sua candidatura, Guterres inscrevera a reforma das Nações Unidas como uma prioridade. É o que parece estar a fazer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário