sábado, 23 de setembro de 2017

Os Antónios de Lisboa a brilhar na ONU

António Guterres e António Costa encontraram-se na sede das Nações Unidas durante o debate geral da 72ª sessão anual da Assembleia Geral que se iniciou no passado dia 19 de Setembro e o Diário de Notícias publicou na sua primeira página a fotografia destes dois políticos portugueses, ambos naturais de Lisboa e ambos com o mesmo nome.
António Costa é o Primeiro-ministro de Portugal desde o dia 26 de Novembro de 2015 e António Guterres é o Secretário-geral das Nações Unidas desde o dia 1 de Janeiro de 2017.
São ambos militantes do Partido Socialista desde há muitos anos e, entre 1995 e 2002, ambos participaram no XIII e no XIV Governos Constitucionais de Portugal que foram pesididos por António Guterres. Tal como sucede com todos os políticos, uns gostam e outros não gostam deles, embora ambos sejam credores do respeito dos seus concidadãos pelos serviços que já prestaram à democracia e ao serviço público em diversos cargos e funções nacionais e internacionais.
Os seus discursos nas Nações Unidas impressionaram e deixaram marcas. António Guterres apelou à paz, ao apoio aos refugiados e à negociação política como forma de resolução dos conflitos que preocupam o mundo. António Costa cumpriu com a tradicional reivindicação portuguesa junto das Nações Unidas, isto é, que o português seja declarado como uma das suas línguas oficiais e que o Brasil e a Índia tenham assento permanente no seu Conselho de Segurança.
A fotografia publicada pelo Diário de Notícias tem, por isso, um significado histórico para os portugueses porque regista o primeiro encontro de um Secretário-geral das Nações Unidas português com um Primeiro-ministro português. 

1 comentário:

  1. Espanta-me o facto de pretendermos que a língua portuguesa possa ser considerada língua oficial em instituições internacionais e ao mesmo tempo tão mal tratada cá dentro.

    ResponderEliminar