quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Paris recebe Olimpíadas e prepara festa

O Comité Internacional Olímpico que se reuniu ontem na cidade peruana de Lima decidiu atribuir a realização dos Jogos Olímpicos de 2024 à cidade de Paris e os Jogos de 2028 à cidade americana de Los Angeles. Apesar de não se tratar de uma surpresa, toda a imprensa francesa destacou essa notícia e Le Parisien, por exemplo, dedicou-lhe toda a sua primeira página.
A cidade de Paris já organizou os Jogos Olímpicos de 1900 e de 1924, pelo que em 2024 se perfazem 100 anos sobre a realização dos Jogos de 1924 e, essa circunstância vai impulsionar a França e os franceses para uma grande realização que projecte a modernidade da tecnologia e da cultura francesas no mundo. A acrescentar a essa efeméride, certamente será associada a passagem do 1º centenário dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em 1924 em Chamonix.
O mundo segue atentamente os Jogos através da televisão, sobretudo o ritual das cerimónias de abertura e de encerramento, da entrega das medalhas e do hastear das bandeiras dos vencedores. Porém, os Jogos Olímpicos já não são apenas a maior competição desportiva do planeta, mas são também um acontecimento que alavanca o progresso das cidades onde se realizam, que dinamiza o empreendedorismo e a actividade económica, que estimula a criatividade na arquitectura e nas artes em geral.
Porém, a sua realização exige um elevadíssimo montante de recursos e os casos de Atenas (2004), Londres (2012) ou Rio de Janeiro (2016) são apenas alguns exemplos de verdadeiras catástrofes financeiras, que uns podem e outros não podem suportar. Parece que a França e a cidade de Paris estão atentas a esse problema e que alguns estudos apontam para um impacto positivo de 8,1 mil milhões de euros na economia francesa.
Nestas coisas de grande dimensão, há sempre números para todos os gostos, mas como os Jogos Olimpícos são uma festa, é preciso é andar para a frente, porque o dinheiro acaba por aparecer ou não, até porque as facturas a pagar só chegam depois…

Sem comentários:

Enviar um comentário