sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A Catalunha terá de esperar mais tempo

A edição que hoje foi posta a circular da revista The Economist destaca como tema principal a situação na Catalunha e afirma que “quem fizer a declaração de independência será responsável pelo enorme dano que se fará à Catalunha e aos catalães, à Espanha e aos espanhóis e à Europa e aos europeus”.
Carles Puigdemont tem ameaçado que fará brevemente a DUI (Declaración Unilateral de Independencia), mas os seus entusiasmados apoiantes parece que se estão lentamente a desmobilizar. Ao fim de alguns dias de verdadeira insurreição patrocinada pelo governo catalão, o balanço começa a ser muito desfavorável para os independentistas, pois não conseguiram reconhecimento internacional e começam a assistir aos primeiros sinais de uma crise económica e financeira que se aproxima e que será muito dura para a população.
O referendo do dia 1 de Outubro foi uma farsa em que cada um votou como quis, as vezes que quis e nos locais que quis. As cargas policiais que vimos foram sobretudo respostas a provocações e não foram diferentes das que acontecem para resolver problemas com claques do futebol. Ninguém viu um único dos mais de oito centenas de feridos que foram anunciados e que, por serem desproporcionados, não foram levados a sério.
Os dirigentes independentistas já estão derrotados pela sua própria estratégia que não serviu a sua causa, eventualmente justa, mas que requeria uma abordagem menos emocionada e mais racional, menos de rua e mais de negociação. A generalizada desobediência e a quase insurreição popular que foi patrocinada pelos independentistas não agradou aos seus possíveis aliados europeus que têm as suas próprias catalunhas e não querem abrir nenhuma caixa de Pandora, num tempo em que há outros problemas para resolver. Carles Puigdemont e Oriol Junqueras já perderam esta batalha. Parece-me que a independência da Catalunha vai ter de esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário