sábado, 14 de outubro de 2017

A Europa diz "não" à república catalana


No dia 29 de Setembro escrevemos aqui que a independência da Catalunha ficava adiada e que nenhum país europeu apoiava a Catalunha porque,” em maior ou menor grau, todos têm as suas próprias catalunhas na Escócia, na Flandres, na Córsega, na Sardenha e em tantos outras regiões americanas, russas ou chinesas”.
De facto, assim está a acontecer, sucedendo-se as declarações de apoio à unidade da Espanha. Hoje, os jornais espanhóis, como por exemplo o elPeriódico, destacam as declarações de Jean Claude Juncker, o presidente da Comissão Europeia, que veio agora tomar posição e afirmar que não quer “uma União Europeia de 98 países dentro de 15 anos”, que não apoia a pretensão da Catalunha e quer evitar o contágio independentista.
Um dos principais objectivos da União Europeia é a coesão económica, social e territorial, assim como a solidariedade entre os seus Estados-membros para promover o seu desenvolvimento harmonioso, a redução das disparidades e o atraso das regiões menos favorecidas. Por isso, no caso da Catalunha, a par de uma legítima aspiração histórica, está a uma vontade egoista de pagar menos e de ser menos solidária, o que contraria o espírito da União Europeia.
Porém, essa falta de solidariedade não é apenas catalã. Todos nos lembramos das declarações de Jeroen Dijsselbloem, o presidente do Eurogrupo, quando criticava os países do sul e, hoje mesmo, a imprensa refere a realização no próximo dia 22 de Outubro de referendos na Lombardia (região de Milão) e no Véneto (região de Veneza), que são as mais ricas regiões de Itália, alegadamente para conseguirem maior autonomia financeira em relação ao governo de Roma, mas o facto é que o virus independentista no norte da Itália apenas está adormecido.
Quanto à Catalunha, a incerteza continua. Desde o dia 1 de Outubro, houve mais de cinco centenas de empresas que já mudaram a sua sede para fora da Catalunha, mas as linhas mais radicais de apoio à independência continuam activas e a pressionar Carles Puigdemont.

Sem comentários:

Enviar um comentário