domingo, 15 de outubro de 2017

Brasília sofre com o calor e com a seca

A cidade de Brasília parece estar a ser vítima das alterações climáticas, pois os termómetros marcaram 35ºC no dia mais quente do ano e a humidade relativa chegou a 12%. O jornal Correio Braziliense pergunta que clima é este, que em pleno mês de Outubro, o mês em que as chuvas começam a chegar, está a sofrer os efeitos de um clima típico do deserto, com excesso de calor e baixa humidade, mas também alguns incêndios florestais e o racionamento de água. O calor e a seca estão a afectar os brasilienses e não se espera que chova nos próximos dias, enquanto as previsões apontam para que esta situação se mantenha por mais uma semana pelo menos. O recorde histórico de 36,4ºC registado em Brasília em Outubro de 2015, pode ser ultrapassado nos próximos dias.
Os brasilienses estão desesperados e a subsecretaria da Defesa Civil declarou o estado de emergência no Distrito Federal, recomendando que seja interrompido o trabalho ao ar livre entre as 10 e as 17 horas.
A juntar ao calor e à seca extremos, também ocorreram alguns incêndios florestais, sobretudo o que afectou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, enquanto os reservatórios de água estão nos seus limites mínimos e é cada vez mais provável que venha a ser racionado o abastecimento regular de água potável.
Significa que as alterações climáticas são mesmo uma realidade à escala global e que é necessário cumprir com o Acordo de Paris assinado em 2015 por 195 países, para gerir a redução das emissões de dióxido de carbono  e reduzir o aquecimento global.

1 comentário:

  1. O sr. Trump ainda não estará convencido? Ou será que já marcou nova viagem a Paris?

    ResponderEliminar