domingo, 24 de dezembro de 2017

A Catalunha está partida em dois blocos

Passadas as primeiras horas sobre as eleições do dia 21 de Dezembro e depois de todas as forças políticas catalãs terem declarado vitória, como é costume nestes casos, é tempo de analisar a situação criada na Catalunha que, como hoje salienta o El País, se partiu em dois bocados.
O bloco independentista conseguiu 70 deputados e teve 2.062.760 votos e o bloco constitucionalista elegeu 65 deputados e teve 2.211.655 votos, o que mostra que há uma lei eleitoral que não traduz a verdadeira vontade popular pois dá mais deputados a quem tem menos votos. Nessas circunstâncias há um bloco que diz que tem mais deputados e outro bloco que diz que tem mais votos. São duas verdades que até parecem irreconciliáveis, tal como parecem estar Rajoy e Puigdemont.
Mariano Rajoy é um perdedor porque a sua estratégia fracassou e Carles Puigdemont é um derrotado não só porque abandonou as suas tropas e fugiu, mas também porque perdeu a condição de líder do partido mais votado. Dificilmente dois derrotados poderão fazer outra coisa que não seja procurarem esconder os seus fracassos nesta problemática catalã. Com os resultados das eleições, nem uns podem invocar maiorias silenciosas, nem outros podem continuar com as pressões populares e a ocupação das ruas.
Há que descobrir outros protagonistas para dialogar. A situação é mais complexa do que antes e há que procurar a pacificação e a reconciliação pelo diálogo, evitando a continuação das confrontações verbais que, como a história mostra, podem degenerar noutro tipo de confrontações.

Sem comentários:

Enviar um comentário