domingo, 10 de dezembro de 2017

A incerteza das eleições da Catalunha

Aproxima-se o dia 21 de Dezembro, o dia em que os catalães vão a votos para escolher um novo quadro político que possa contribuir para a resolução do conflito nascido nos últimos meses e que se agravou nas últimas semanas, quando o parlamento catalão proclamou a independência unilateral da Catalunha. Como resposta, o governo de Mariano Rajoy accionou o artigo 155 da Constituição, suspendeu a autonomia catalã, demitiu o governo de Carles Puigdemont e marcou novas eleições autonómicas para o dia 21 de Dezembro. Entretanto, os principais dirigentes soberanistas foram presos, ou estão em liberdade condicional depois de terem pago cauções, ou ainda, estão exilados em Bruxelas.
Ao fim da primeira semana de campanha eleitoral, começam a ser divulgadas algumas sondagens e as projecções apontam para um empate técnico entre soberanistas e unionistas. No campo independentista as sondagens apontam para 66 ou 67 dos 135 deputados (31 ou 32 da ERC, 30 da Coligação Junts pel Si e 5 da CUP), enquanto nas forças unionistas apontam para 68 ou 69 deputados (30 ou 31 dos Cyudadanos, 22 do PSC, 8 do PP e 8 do Podemos).
Para além da incerteza quanto ao bloco que vai obter a maioria parlamentar, também há uma grande incerteza quanto ao partido que vai ser mais votado, isto é, a ERC, o JxCat ou o Cys, pelo que, neste quadro de incerteza, o diário catalão elPeriódico alerta para uma possível Catalunha ingovernável.
Associadas às sondagens foram colocadas questões aos eleitores catalães e verificou-se que 70% admite que a economia catalã se ressentiu da Declaração Unilateral de Independência, que 57% confia em que se abra uma negociação com Madrid e que 46% acredita que o processo independentista continuará depois de 21 de Dezembro. Portanto, parece que depois de 21 de Dezembro, continuaremos com a Catalunha nas primeiras áginas dos jornais e como notícia de abertura dos telejornais das boas televisões se as houver.

Sem comentários:

Enviar um comentário