quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Escudo português é brazão de Ceuta

O jornal El Pueblo de Ceuta destaca na sua edição de hoje as declarações de Juan Vivas, o actual alcaide-presidente da Cidade Autónoma de Ceuta, a propósito da criação de um Observatório do Comércio.
Na fotografia que ilustra a reportagem ressalta o escudo português da cidade que, entre 1415 e 1640, esteve integrada no reino de Portugal.
A cidade foi conquistada pelos portugueses no dia 22 de Agosto de 1415 e, mesmo durante os sessenta anos do período filipino (1580-1640), foi governada pelos portugueses a partir de Lisboa, tal como sucedeu com as cidades vizinhas de Tânger e de Mazagão na costa marroquina.
Quando em 1640 ocorreu a restauração da independência portuguesa, a cidade de Ceuta não aclamou o Duque de Btragança como Rei de Portugal e optou por se manter ligada a Espanha, o que veio a ser reconhecido através do Tratado de Lisboa de 1668 que terminou com a guerra da Restauração. Ceuta desligou-se de Portugal mas conservou os seus símbolos, isto é, a bandeira de Lisboa e o brasão de armas português.
Foram 225 anos de ligação a Portugal e, por isso, há diversas memórias portuguesas que perduram em Ceuta, designadamente muralhas e igrejas, embora o escudo e a bandeira da cidade sejam, porventura, os mais simbólicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário