quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Os bonecos de Estremoz são património

A 12ª Reunião do Comité da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial que está a decorrer na Coreia do Sul, classificou hoje a produção dos “Bonecos de Estremoz”, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Os “Bonecos de Estremoz” são parte de uma arte de carácter popular com mais de três séculos de história documentada, tendo sido o primeiro figurado do mundo a receber a aquela classificação, na sequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Estremoz.
A técnica de fabrico consiste na modelação manual de figuras em barro cozido e policromado, sendo conhecidas mais de uma centena de diferentes figuras que estão inventariadas. Segundo foi indicado pelos promotores da candidatura, dedicam-se a esta arte mais de uma dezena de artesãos do concelho de Estremoz. Depois da classificação do fado, da dieta mediterrânica, do cante alentejano, do fabrico de chocalhos, do barro preto de Bisalhães e da falcoaria portuguesa, a identidade cultural portuguesa sai reforçada com a decisão tomada pela UNESCO na Coreia do Sul. Seria muito interessante que este tipo de distinções contribuíssem para a valorização do artesanato das regiões do interior e, dessa forma, se tornassem num factor adicional de atracção de pessoas, actividades e recursos  e, consequentemente, de combate à desertificação do nosso território.

Sem comentários:

Enviar um comentário