terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A singular carreira de Roger Federer

Impressionante! No passado domingo em Melbourne e aos 36 anos de idade, o tenista suiço Roger Federer venceu o Open da Austrália e conquistou o seu vigésimo título do Grand Slam, isto é, venceu vinte vezes os torneios do Grand Slam – Open da Austrália, Torneio de Roland Garros, Torneio de Wimbledon e Open dos Estados Unidos. É o recordista de títulos do Grand Slam e é considerado como o maior tenista de todos os tempos.
Federer bateu o croata Marin Cilic em Melbourne. Foi a sua terceira vitória nos últimos cinco torneios de Grand Slam que disputou, depois de uma prolongada lesão em 2016. Emocionou-se e chorou. Parecia que acabara de ganhar o seu primeiro título.
Porém, Roger Federer não é apenas o recordista de títulos do Grand Slam. De facto, tendo a ATP World Tour decidido agrupar os Grand Slams, os ATP World Tour Finals e os ATP Masters 1000 numa categoria a que chamou Grandes Títulos com o objetivo de fazer a comparação entre os três maiores tenistas mundiais, verifica-se que Roger Federer ganhou 53 títulos, enquanto Novak Djokovic e Rafael Nadal ganharam 47 e 46 vezes.
É realmente um caso singular de um grande atleta que está no topo do ténis mundial desde há 15 anos e que é respeitado pelos seus adversários pela sua qualidade desportiva, pela sua persistência e pela sua humildade. Por isso, a sua vitória foi destacada nos grandes jornais internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário