quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

As boas notícias e o mau jornalismo

Penso que não exagero quando afirmo que a generalidade do jornalismo e da imprensa portuguesa estão a atingir patamares insuportáveis de mediocridade, de incompetência e de crescente alinhamento com interesses partidários e de outra natureza. O dever de informar com isenção e rigor está a deixar de ser a norma e os gatekeepers ou os editores parecem não perceber a sua função.
Ontem, no Fórum Económico Mundial que decorre em Davos, o primeiro-ministro António Costa anunciou que a multinacional norte-americana Google vai instalar em Oeiras a partir de Junho, um centro de serviços e hub tecnológico para a Europa, Médio Oriente e África, que criará de imediato cerca de 500 empregos altamente qualificados, sobretudo engenheiros.
A decisão resultou de uma competição internacional muito dura porque havia muitos candidatos a querer atrair o investimento da Google e, por isso, Paddy Cosgrave, o fundador da Web Summit, foi um dos primeiros a congratular-se com a decisão, enquanto por cá apenas Isaltino Morais se congratulou com a notícia.
É certo que nestas coisas é de boa prudência esperar para ver porque já se viu  que algunas vezes "a montanha pariu um rato", mas num país periférico e carente de investimento que crie emprego qualificado, a notícia é relevante e não pode deixar ninguém indiferente. Porém, o facto é que só o Diário de Notícias se referiu ao assunto num canto “escondido” da sua primeira página e que nenhum outro jornal a destacou, preferindo escolher títulos irrelevantes. Lamentável ou talvez um caso de má fé. Começamos a ficar habituados a uma imprensa da treta, que não se cansa de falar em Tancos e na legionella, mas que não enfatiza a redução progressiva e acentuada do défice, a redução da dívida, a antecipação de pagamentos ao FMI, a melhoria dos ratings das agências de notação financeira ou os novos investimentos estrangeiros em Portugal. É mesmo muito lamentável.

1 comentário:

  1. Incompetência ou má fé por prioritização dos interesses partidários em relação aos nacionais? Venha o diabo e escolha...
    Vem mesmo a propósito o que dizia hoje em artigo de opinião na "Visão", José Carlos de Vasconcelos:
    "... com repórteres, e outros, que precisam urgentemente de aprender jornalismo..." (e isto vale para ambas as hipóteses acima).

    ResponderEliminar