segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

As festas da chegada do novo ano de 2018

Os festejos alusivos à chegada de um novo ano realizam-se por todo o mundo e uma das suas expressões mais apreciadas é o fogo-de-artifício, que se tornou um espectáculo urbano que atrai multidões de residentes e é um cartaz turístico ao gosto dos visitantes, isto é, o fim do ano diverte e anima muita gente e dinamiza a economia das cidades.
A passagem do ano tornou-se uma grande indústria e as televisões não deixam de o mostrar quase sempre da mesma maneira e, este ano, não foi diferente. Começaram por mostrar os fogos-de-artifício exibidos em Auckland e, depois, o habitual espectáculo de Sydney à vista da Sydney Opera House e da Sydney Harbour Bridge. Algumas horas depois os canais televisivos destacaram as imagens da passagem do ano no Dubai, em Moscovo, Atenas, Berlim, Barcelona, Paris e em Londres, até que chegou a hora de nos oferecerem as imagens do fogo-de-artifício na baía do Funchal, no Porto e em Lisboa.
Esta manhã a imprensa internacional destacou nas suas primeiras páginas algumas imagens dos festejos, sobretudo em Sydney e no Dubai. Porém, a imprensa brasileira escolheu expressivas imagens da passagem do ano no Rio de Janeiro, em que se destaca o Cristo Redentor iluminado no Morro do Corcovado. Segundo o jornal O Globo, a praia da Copacabana teve a maior enchente da história da cidade com quase 3 milhões de cariocas e turistas a assistir à queima dos fogos, que durou 17 minutos e que foi a maior alguma vez acontecida na cidade. Apesar dos poucos casos de violência que se verificaram, a multidão pediu mais segurança, mais emprego e o fim da corrupção, que foram reivindicações que o jornal O Globo tratou com o título "reconstrução".

1 comentário:

  1. Um ano novo abençoado para este excelente blog e para o seu excelentíssimo autor!

    ResponderEliminar