sábado, 27 de janeiro de 2018

Britânicos já pensam em novo referendo

De acordo com uma sondagem hoje publicada no diário londrino The Guardian há 58% de eleitores britânicos que entendem que após o fim das negociações do Brexit, o eleitorado britânico deve ser chamado às urnas para um segundo referendo.
A pesquisa que foi feita pela agência ICM interrogou uma amostra de mais de cinco mil britânicos e os resultados mostram que o Reino Unido está dividido, mas que vem aumentando o número dos que estão contra o Brexit. Pela dimensão da amostra e porque foi segmentada por regiões, idades, géneros, classes sociais, etnias e tipos de emprego, a sondagem faz um retrato muito completo da opinião dos britânicos em relação ao Brexit e, segundo se observa nos resultados, se houvesse "um novo referendo amanhã", haveria 51% de votos no Remain e 49% no Leave.
Outro aspecto interessante da sondagem é a opinião sobre o impacto do Brexit na economia britânica que será negativo para 49% e positivo para 36% do eleitorado.
De entre as quatro regiões ou países do Reino Unido, apenas o País de Gales continua maioritariamente a favor do Leave, enquanto a Escócia aumentou em dois pontos o apoio ao Remain que é agora de 63%. Em termos etários a sondagem é surpreendente pois o apoio dos estudantes ao Remain subiu 16 pontos e está agora nos 65%, enquanto o apoio ao Leave apenas é maioritário na população reformada e com mais de 64 anos de idade.
De uma forma geral prevalece a opinião de que com o Brexit a economia, as finanças pessoais e a qualidade de vida dos britânicos vai baixar.
Parece não haver dúvida que os britânicos já mudaram de opinião e que, mais cedo ou mais tarde, vão pedir de volta a carta em que invocando o artigo 50º do Tratado de Lisboa, declararam querer sair da União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário