quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Depois da estagnação é a retoma francesa

A Europa está a passar por uma fase de algum entusiasmo económico e a recuperação é confirmada por todos os indicadores, sobretudo os que se referem ao crescimento e ao emprego, embora haja muitas vozes que ainda consideram a retoma muito frágil e com pouca sustentação. Na edição que hoje foi posta a circular, a revista semanal francesa L’Express dedica uma alargada análise à economia francesa e também se mostra algo optimista ao escolher para título de capa a frase:
C’est la reprise oui, mais...
As reticências que aparecem no fim da frase mostram, contudo, que a retoma sustentada ainda não é um dado adquirido, apesar da revista considerar que Emmanuel Macron recebeu este “presente do céu” que é a retoma europeia, que se sucede a quatro anos de estagnação ou mesmo de recessão. A revista analisa o panorama da recuperação francesa que se está a verificar na indústria, na distribuição e na construção, concluindo que o crescimento ainda é frágil e que não está a ser criado emprego. É exactamente o problema do desemprego que se situa acima dos 9%, mas também o crescimento da dívida que quase atinge os 100% do produto nacional e o continuado défice orçamental acima dos 3%, que constituem algumas das questões mais precupantes da economia francesa.
Os últimos anos da gestão de François Hollande coincidiram com uma acentuada crise e a economia francesa teve um crescimento muito débil e a ilustração da revista faz a caricatura dessa situação ao mostrar o simbólico galo amparado num par de muletas e com uma perna envolvida em ligaduras.  Porém, a revista também chama a atenção para os pontos fortes e fracos da economia francesa, as suas oportunidades e as suas ameaças, isto é, faz a chamada análise SWOT da economia francesa. E os franceses parecem confiantes, embora muito menos do que os portugueses que estão a entrar mais uma vez na euforia de comprar carros, de viajar e de se endividarem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário