quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Os americanos desesperam com o Donald

A mais recente edição do Courrier international dedica a sua capa à passagem do primeiro aniversário da presidência americana de Donald Trump e foi inspirar-se no mais famoso quadro do pintor norueguês Edvard Munch.
Em 1893 Munch pintou “O Grito”, no qual é representada uma figura humana que, segundo os críticos de arte, se encontra num momento de “profunda angústia e desespero existencial”. É uma obra icónica da modernidade e do expressionismo e Munch pintou quatro versões, das quais três estão em museus noruegueses e uma foi vendida em 2012 num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque por 91 milhões de euros, tornando-se o quadro mais caro vendido até então.
A associação do quadro de Munch ao desespero dos americanos foi uma iniciativa muito apropriada dos editores do Courrier International, porque nunca um presidente dos Estados Unidos foi tão impopular como o Donald, com as suas declarações polémicas ou hostis em relação à Palestina, a Cuba, à Venezuela e ao México, à Coreia do Norte e até mesmo em relação à Europa. Os americanos ou uma grande parte da América está mesmo desesperada com os comportamentos de Dionald Trump e, segundo parece, muito mais poderá acontecer.
Os americanos têm o costume de invocar Deus e pedir que God bless America, mas parece que cada vez é mais apropriado dizer God save America of this Donald!

Sem comentários:

Enviar um comentário