sexta-feira, 16 de março de 2018

A desanimadora tensão russo-britânica

A edição de hoje do jornal inglês The Daily Telegraph destaca na sua primeira página uma fotografia do HMS Trenchant, um submarino nuclear britânico armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk e torpedos pesados Spearfish, que está envolvido em exercícios militares no Ártico, no qual também participam os submarinos americanos USS Hartford e USS Connecticut. Estes exercícios revelam o interesse que o Ártico está a despertar no contexto da rivalidade russo-americana pelo controlo estratégico de uma tão vasta área do planeta e dos seus recursos.
Acontece que há mais de uma dezena de anos que nenhum submarino britânico frequentava a zona ártica, pelo que esta missão despertou o interesse da imprensa, numa altura em que é muito elevada a tensão entre o Reino Unido e a Rússia, depois do governo de Theresa May ter decidido expulsar 23 diplomatas russos como retaliação ao bárbaro envenenamento do espião russo Sergei Skripal e da sua filha. Assim, surgiram críticas sobre a inoportuna presença do HMS Trenchant no Ártico, que pode ser entendida como uma provocação. Essa é também a opinião do líder da oposição trabalhista Jeremy Corbyn, que já veio criticar a medida tomada por Theresa May e lembrar que é preciso evitar uma “nova guerra fria” com a Rússia, até porque a morte de Skripal, que era um agente duplo, poderá ter sido obra da máfia russa e não ter sido provocada pelas autoridades de Moscovo.
A tensão russo-britânica é desanimadora no quadro de um clima de paz e de cooperação internacional, mas do que não restam dúvidas é que os britânicos e o governo de Theresa May parecem estar a passar por alguma desorientação com os seus problemas internos, com as negociações do Brexit, sem o apoio americano que pensavam poder ser mais expressivo e, agora, com a tensão com a Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário