sexta-feira, 9 de março de 2018

Donald e Kim ou o encontro não esperado

A notícia surgiu há poucas horas e foi veiculada por muitos jornais, incluindo o New York Post: os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte vão encontrar-se no próximo mês de Maio, em lugar ainda não divulgado, para discutir a desnuclearização da Coreia do Norte e o fim dos testes de mísseis nucleares. O convite partiu de Kim Jong-un e foi aceite por Donald Trump, que já confirmou a aceitação do convite para esse encontro que poderá ser histórico, embora tenha garantido que se mantêm as sanções contra o regime de Pyongyang enquanto não houver um acordo sobre desnuclearização. Segundo foi divulgado, esta iniciativa de Kim Jong-un surgiu na sequência dos encontros entre as duas Coreias que se seguiu aos Jogos Olímpicos de Inverno realizados na Coreia do Sul, tendo o convite sido entregue pessoalmente pelo líder norte-coreano à delegação sul-coreana para que fosse entregue na Casa Branca.
O anúncio do encontro entre os dois polémicos dirigentes tem sido comentado como uma iniciativa muito positiva, embora haja inúmeras divergências a separar os Estados Unidos e a Coreia do Norte. No entanto, este encontro bem poderá ser um ponto de partida para o desanuviamento de uma tensão que ameaça a paz mundial. É difícil conciliar posições tão extremadas e, além disso, houve demasiadas provocações entre os dois dirigentes, mas o encontro não pode deixar de suscitar muitas esperanças num novo caminho que, curiosamente, nasceu com base no desporto e não na diplomacia. 
Quem sabe se o Donald e o Kim, que parece terem tantos pontos de excentricidade em comum, não acabam por se tornar amigos e acabam por dar algum sossego ao mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário