quinta-feira, 22 de março de 2018

As ameaças que pairam sobre a Itália

A Itália está a passar por uma grave crise de que pouco se fala e que foi agravada pelos resultados das últimas eleições, pois parece que não é possível formar uma maioria de governo. Depois das situações por que passaram a Bélgica, a Espanha e a Alemanha, é agora a Itália que ameaça tornar-se em mais um país europeu que não consegue formar um governo estável por não haver um partido ou uma coligação com maioria absoluta.
Neste quadro, as tensões regionais acentuam-se e a revista L’Espresso fala em fractura e publica uma ilustração da península italiana em que se evidenciam as divisões entre o Norte e o Sul.
Hoje, também o jornal Quotidiano di Sicilia faz uma análise de dez parâmetros económicos e sociais relativos à Sicília e à Lombardia, supostamente a mais pobre e a mais rica das regiões italianas, comparando os indicadores de saúde pública, despesa social, educação e empresas, entre outros, aproveitando os resultados obtidos para escolher o título da primeira página: “Sicilia - Lombardia, divide-nos o abismo!
Significa que nos últimos dias as palavras fractura e abismo estão a ser veiculadas pela imprensa italiana e isso é um facto preocupante. No tempo de incerteza e de instabilidade em que actualmente vive o mundo, a Europa precisa de mais unidade e de mais coesão, pelo que tudo o que a possa enfraquecer é preocupante, quer seja na Grã-Bretanha, na Catalunha ou na Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário