sábado, 24 de março de 2018

Azoia de Baixo e a memória de Herculano

A Azoia de Baixo fica ali para os lados de Santarém e não resistiu à reforma administrativa nacional que em 2013 agregou freguesias, pelo que perdeu esse estatuto.
Foi nessa localidade que, depois de vários dias consecutivos de chuva e de céu muito nublado, apareceu num destes dias um fim de tarde solarengo que me proporcionou uma fotografia bem curiosa, em que a sombra de uma árvore se projecta sobre uma casa rural típica daquela zona.
Esta casa fica na rua Alexandre Herculano e em frente da Escola Alexandre Herculano, uma construção do século XIX que assinala a presença e perpetua a memória do grande escritor que viveu os últimos dez anos da sua vida na sua Quinta de Vale de Lobos, que ali fica bem próxima. Na localidade ainda existe um memorial de homenagem a Alexandre Herculano e, no pátio do Centro de Cultura e Recreio Alexandre Herculano, encontra-se um busto em bronze de Alexandre Herculano.
Não há dúvida que esta pequena localidade sabe honrar a memória de um grande historiador e escritor português que hoje repousa nos Jerónimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário