sábado, 31 de março de 2018

Foi suspensa a Barcelona World Race

A Barcelona World Race é uma grande competição vélica organizada pela FNOB (Fundação da Navegação Oceânica de Barcelona) que se realiza de quatro em quatro anos, na qual as embarcações monocasco de dois tripulantes saem de Barcelona e dão a volta ao mundo passando pelos três cabos – cabo da Boa Esperança, cabo Leeuwin e cabo Horn, terminando a prova em Barcelona.
Nas três primeiras edições da prova realizadas em 2007/2008, 2011 e 2015 os vencedores demoraram respectivamente 92, 93 e 84 dias a completar a volta ao mundo.
A 4ª edição desta corrida estava previsto ser iniciada no dia 12 de Janeiro de 2019 e tinha como novidade uma paragem obrigatória em Sydney, o que significava um primeiro troço de corrida desde Barcelona até Sydney (13.500 milhas) e um segundo troço de Sydney até Barcelona (12.500 milhas).
Porém, em face das dificuldades políticas e institucionais por que passa a Catalunha, não apareceram os patrocinadores privados necessários para garantir o financiamento de uma prova desta natureza, pelo que a FNOB decidiu suspender a corrida de 2019. No entanto, a FNOB já está em negociações com a IMOCA (International Monohull Open Classes Association), a associação que agrega os interesses de velejadores, construtores e organizadores, para preparar a edição de 2023 desta prova, por se tratar de um importante evento do calendário mundial dos monocascos de 60 pés e, também, pela sua importância para o turismo e para a imagem de Barcelona.
Alguns jornais espanhóis, nomeadamente o conservador ABC, aproveitaram para responsabilizar o independentismo por esta decisão, mas o facto é que a suspensão desta prova serviu de argumento tanto para os constitucionalistas como para os independentistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário