segunda-feira, 5 de março de 2018

A nova pátria catalã chama-se Tabarnia

Muitos jornais espanhóis, sobretudo os mais conservadores como o ABC, noticiam hoje com grande destaque as manifestações havidas ontem em Barcelona a favor da independência da Tabarnia.
A Tabarnia é um neologismo criado a partir das palavras Tarragona e Barcelona, cujo território corresponde a uma parte do litoral da região autónoma da Catalunha e que agrega várias comarcas das províncias de Tarragona e de Barcelona, que maioritariamente não são independentistas e querem continuar a ser espanholas. Esse território seria constituído pela Alta Tabarnia ou área de influência de Barcelona e pela Baixa Tabarnia ou área de influência de Tarragona.
Para uns, este movimento que defende a independência da Tabarnia pretende “recuperar a soberania do antigo Condado de Barcelona” mas, para outros, apenas pretende opor-se aos movimentos soberanistas e ridicularizá-los. Os milhares de pessoas que ontem se manifestaram nas ruas de Barcelona contra o procés independentista, em boa verdade estavam a defender que a Catalunha continue a ser uma comunidade autónoma de Espanha e, repetidamente, afirmaram que os independentistas estavam a conduzir a Catalunha para um desastre e que as suas intenções são uma loucura.
Os partidos constitucionalistas espanhóis não apoiam este movimento a favor da Tabarnia, mas o facto é que ele até tem bandeira e que vem ganhando adeptos. A sua manifestação foi diferente das habituais manifestações e procurou ridicularizar os independentistas e a desconcertante conjuntura política que vive a Catalunha. Foi a favor de uma Espanha unida e parece ter sido apenas isso, mas muitos cidadãos tomaram-na a sério. O futuro dirá se a Tabarnia é, ou não é, uma coisa a considerar.

Sem comentários:

Enviar um comentário