segunda-feira, 19 de março de 2018

O reforçado poder de Vladimir Putin

Vladimir Putin foi reeleito presidente da Rússia e terá um novo mandato de seis anos, o que significa que vai estar no poder até 2024. No ano de 2000 tinha sucedido a Boris Yeltsin, o primeiro presidente eleito democraticamente na história da Rússia e, desde então, como presidente ou como primeiro-ministro, o Vladimir tem estado na primeira fila da política mundial e tem sido considerado como um novo czar de todas as Rússias.
A votação de domingo demorou cerca de 20 horas devido à extensão do território russo que se estende por 11 fusos horários, tendo-se verificado algumas denúncias de irregularidades eleitorais, mas Putin conseguiu 56 milhões de votos, correspondentes a 76% dos votos expressos.
O número de votos agora conseguidos superou o número de votos que obtivera nas anteriores eleições, o que parece provar que Putin consolidou o seu prestígio interno, na mesma medida em que também se tornou mais temido ou menos confiável no plano internacional. A vitória era esperada mas havia alguma expectativa quanto aos resultados, pois os eleitores russos iriam avaliar os desempenhos de Putin em relação à Ucrânia, à Crimeia e à guerra na Síria e, de uma forma mais geral, às relações da Rússia com a Europa e com os Estados Unidos, aquilo a que os comentadores dependentes costumam chamar Ocidente, apesar do chamado Ocidente já não existir como entidade homogénea, desde os anos de ouro da NATO e da guerra fria.
A resposta dos russos foi expressiva. O jornal britânico The Times anunciou-a na sua primeira página e escolheu a frase “Putin’s landslide victory... thanks to Britain”, lembrando que foi a precipitada atitude anti-russa de Theresa May e de alguns dos seus “aliados” mais reacionários, que levou o orgulho russo às urnas e à inequívoca vitória de Vladimir Putin.
Theresa May e a sua política continuam a somar derrotas e a afundar a Grã-Bretanha, enquanto Vladimir Putin está a fazer ressurgir o orgulho russo e a superar a humilhação que foi o fim da União Soviética.

Sem comentários:

Enviar um comentário