sábado, 10 de março de 2018

Paris e a manutenção da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é o monumento mais emblemático da cidade de Paris e também da França, tendo sido inaugurado em 1889, o que significa que vai celebrar 130 anos de idade em 2019.
Desde que Gustave Eiffel terminou a sua obra até à actualidade, a torre de 300 metros de altura já foi visitada por mais de 300 milhões de pessoas. O seu simbolismo civilizacional e a necessidade da sua preservação implicam que, de sete em sete anos, o monumento seja objecto de trabalhos de manutenção, incluindo a pintura para manter o seu bom aspecto e para prevenir a sua corrosão. Assim acontecerá a partir do próximo mês de Outubro, numa operação que demorará três anos, que custará 40 milhões de euros e que consumirá 60 toneladas de tinta. O jornal Le Parisien destaca essa "incroyable" operação que se  afigura mais complexa do que as 19 operações de pintura realizadas desde a sua inauguração, pois foram encontradas corrosões em muitas juntas, o que requer a sua eliminação. Além disso, a tinta de chumbo que foi usada nas anteriores pinturas terá que ser substituída por razões ambientais, o que vai implicar a decapagem de cerca de 25 mil metros quadrados da estrutura.
Nesta intervenção destaca-se uma novidade que é a colocação de um inovador muro de vidro com 3,24 metros de altura e com 65 milímetros de espessura, a envolver exteriormente a base do monumento, para o proteger e para minimizar o risco de atentados terroristas.
Esta operação de manutenção da Torre Eiffel sugere que sejam estudadas e intervencionadas as estruturas metálicas que foram construídas em Portugal desde finais do século XIX, sobretudo pontes, para assegurar a sua segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário