domingo, 8 de abril de 2018

Ex-presidente Lula divide o Brasil


O diário Folha de S. Paulo que se publica desde 1921 é um dos principais jornais brasileiros, tem uma orientação política conservadora e, no seu “cadastro”, tem inscrito o apoio que deu ao golpe militar de 1964 que estabeleceu a ditadura militar. Não admira, portanto, que esse jornal tenha estado sempre na primeira linha do combate contra o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O título que escolheu para a sua edição de hoje, por acaso igual ao que foi escolhido pelos diários conservadores O Estado de S. Paulo e O Globo, entre outros, é verdadeiro, mas aquelas duas palavras com caracteres desproporcionados só podem ser interpretadas como a satisfação de um desejo, ou como um grito de vitória.
Lula está preso desde ontem em Curitiba e o Brasil está dividido entre os que concordam com a sua prisão e aqueles que exigem a sua imediata libertação. Ninguém parece preocupar-se com a corrupção política brasileira que é uma coisa que vem de longe e que é transversal a todas as forças políticas. Só o caso de Lula parece interessar a justiça brasileira, certamente para o anular como símbolo político e para decapitar as forças políticas que ele lidera. 
Deste lado oriental do Atlântico recebemos o relato escrito e televisionado sobre as ligações perigosas que no Brasil existem entre a Política e Justiça e, também, a forma como tem sido conduzido o processo Lava Jato e, em especial, o processo contra o ex-Presidente Lula. Porém, a generalidade dessa informação não é independente e, por uma questão de bom senso, tem que ser vista com muitas reservas. O facto é que o Brasil está dividido, inquieto e muito nervoso por causa da prisão do ex-Presidente Lula, ao mesmo tempo que este caso passa para o exterior uma imagem negativa da judicialização da política ou até mesmo de um golpe no Brasil.
Que os brasileiros possam sair rapidamente deste imbróglio.

Sem comentários:

Enviar um comentário