sábado, 12 de maio de 2018

Cáceres é uma cidade em euforia e festa

A Comunidade Autónoma da Extremadura espanhola está repartida pelas províncias de Cáceres a norte e Badajoz a sul, mas a sua capital encontra-se em Mérida, a antiga capital da Lusitânia.
As cidades da Extremadura possuem um valioso património histórico e arquitectónico, pelo que uma visita a estas cidades de muralhas e de cegonhas é sempre recomendada, até porque a distância a que se encontram da fronteira portuguesa não excede uma centena de quilómetros por boas estradas.
A monumental cidade de Cáceres é, simultaneamente, a sede de um município e de uma província e o seu centro histórico foi incluido em 1986 na lista do Património da Humanidade pela Unesco.
É, pois, nesta cidade que desde 1992 se realiza o Womad ou World of Music, Arts and Dance, um festival internacional que dura três ou quatro dias e que acontece em três dezenas de países e que, segundo a organização, é uma festa da diversidade cultural, da tolerância, da solidariedade, do respeito, do entendimento e da explosão da criatividade. O Womad Cáceres 2018 decorre desde o dia 10 de Maio e nele participam 32 artistas de 11 países, embora as iniciativas do festival se estendam para além da música. A alargada e atraente Plaza Mayor da monumental cidade de Cáceres é o centro do festival e, como se vê na fotografia hoje publicada pela edição estremenha do jornal el Periódico, transforma-se e fica absolutamente ocupada pela multidão.
Naturalmente, quem já passeou por aquela praça e se sentou nas suas esplanadas a tomar uma cerveja fresca em dia de grande calor, fica assustado com tanta gente e tanta euforia. Por isso, atrevo-me a recomendar uma visita a Cáceres e outras cidades estremenhas como Mérida e Trujillo, mas numa altura em que não haja o Womad e as suas multidões...

Sem comentários:

Enviar um comentário