segunda-feira, 21 de maio de 2018

R.I.P. António Arnaut

António Arnaut faleceu hoje em Coimbra com 82 anos de idade e com ele desaparece um homem que, como poucos, simbolizava a ética republicana, a integridade cívica e a devoção ao serviço público. Foi um dos fundadores do Partido Socialista e fez parte do pequeno núcleo de cidadãos que em 1973 esteve na reunião fundacional realizada na cidade alemã de Bad Münstereifel, nos tempos em que era precisa muita coragem para desafiar o Estado Novo.
Militou activamente na Oposição Democrática e, depois do 25 de Abril, foi deputado à Assembleia Constituinte e Ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional presidido por Mário Soares e é considerado o criador do Serviço Nacional de Saúde, uma das mais importantes conquistas da democracia portuguesa. Depois da sua passagem pelo governo voltou à sua actividade profissional de advogado e não ficou pendurado às benesses do Estado, como tantas vezes acontece com os políticos. Escritor e poeta, tornou-se um exemplo de Cidadania e nunca abdicou da defesa da Liberdade, dos direitos sociais e do bem comum. Era presidente honorário do Partido Socialista desde 2016 e o Presidente da República tinha-o justamente agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
O exemplo de António Arnaut devia ser inspirador para os políticos portugueses e as instituições não deixarão de lhe prestar as homenagens que são devidas ao seu legado político, ao seu exemplo e à sua memória. O dia de luto nacional já anunciado pelo Presidente da República enquadra-se no sentimento de gratidão nacional a António Arnaut.

1 comentário:

  1. Aqui lhe deixo a minha homenagem e o meu agradecimento ... se mais políticos seguissem o seu exemplo teríamos, estou certo, um país melhor!!!

    ResponderEliminar