quinta-feira, 28 de junho de 2018

A visita oficial que MRS fez ao Donald

Ontem, dia 27 de Junho de 2018, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido na Casa Branca em Washington pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, tendo os dois presidentes mantido uma reunião a sós na Sala Oval durante cerca de 25 minutos, a que se seguiu uma reunião alargada às respectivas equipas de diplomatas e assessores.
Não havia quaisquer assuntos importantes na agenda entre os dois países e MRS nem sequer podia falar em nome da União Europeia. Por isso, foi um encontrosinho para a fotografia, em que  para além das declarações de circunstância, sempre amistosas e elogiosas, os dois presidentes falaram de banalidades diversas, embora o encontro também tenha servido para lembrar ao Donald que Portugal existe e que, como salientou MRS, foi "o primeiro país neutral a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América, apesar de ter a Inglaterra como o mais antigo aliado". Como convém, nestes casos, houve uma declaração final em que MRS disse que"não houve nada, mas verdadeiramente nada de relevante naquilo que era convergente ou divergente que não tivesse sido tratado". E ficamos mais descansados.
Tanto quanto sabemos, nas múltiplas viagens presidenciais de MRS desapareceram as extensas comitivas de que os anteriores presidentes tanto gostavam. Anteriormente, eram empresários, banqueiros ou agentes culturais, quase sempre os mesmos, que enchiam os aviões e os hotéis nas viagens presidenciais, com a conta a ser paga pela Presidência da República. Nesse aspecto, MRS inovou e acabou com essa dispendiosa fantasia das comitivas presidenciais. Quanto ao resto, nada mas mesmo nada se pode esperar deste encontro entre MRS e o Donald para além de uma fotografia, que aliás a imprensa portuguesa não deixou de divulgar, embora o Diário de Notícias tenha lamentavelmente sobreposto à dita fotografia uma não-notícia especulativa. Em síntese, é muito útil e animador que possamos exibir pelo mundo um presidente moderno, culto e cosmopolita como é MRS, mesmo que seja só para ser fotografado.

Sem comentários:

Enviar um comentário