quarta-feira, 20 de junho de 2018

Os melhores restaurantes do mundo?

Ontem no Euskalduna Jauregia Bilbao, o grande centro de congressos da cidade basca, a organização The World’s 50 Best Restaurants (W50BR) anunciou os nomes dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2018 e o primeiro lugar foi atribuido à Osteria Francescana de Modena, seguindo-se o Celler de Can Roca (Girona, Espanha), o Mirazur (Menton, França), o Eleven Madison Park (Nova Iorque) e o Gaggan (Banguecoque). A lista dos dez melhores restaurantes do mundo é completada com dois restaurantes peruanos, um francês e dois espanhóis.
A lista dos 50 melhores restaurantes relativa a 2018 inclui 7 restaurantes espanhóis, 6 restaurantes americanos, 5 restaurantes franceses e 5 restaurantes ingleses, mas dela constam restaurantes de 22 países. Porém nenhum restaurante português está incluido nessa lista, embora o Restaurante Belcanto se encontre na 78ª posição na lista em vigor até ontem.
O jornal El Correo deu um grande destaque a este evento realizado em Bilbau, no qual são destacados e promovidos alguns artistas-cozinheiros ou cozinheiros-artistas, que se auto-definem como chefs. Pelo que leio e pelas fotografias que vejo, os cozinhados esta gente nada têm que ver com a gastronomia de antigamente, que era bem temperada, saborosa e com substância, pois muitas vezes esta nouvelle cuisine não passa de um amontoado de coisas banais apresentadas com grande sofisticação ou até com uma estética imaculada, mas que frequentemente não passam de um desafio ao bom senso e um atentado à boa gastronomia, inclusive no preço obsceno que praticam para satisfazer certas vaidades. Serão estes os melhores restaurantes do mundo? Duvido e, por isso, posso afirmar que estes restaurantes nunca farão parte da minha lista de preferências, mesmo que me saísse um valente prémio na Lotaria Nacional.

1 comentário:

  1. Da minha lista também não ... prefiro o genuíno produto nacional (bacalhau cozido com todos, feijoada à transmontana e sardinhas assadas). Bom apetite é que é preciso!!!

    ResponderEliminar