domingo, 29 de julho de 2018

Cais de Agosto e a animação do costume

Termina hoje o Cais de Agosto, o festival que anualmente anima a vila de S. Roque do Pico e, de certa forma, toda a ilha do Pico.
Numa ilha com cerca de 15 mil habitantes e bastante envelhecida, o êxito deste festival mede-se pela presença de inúmeros grupos de jovens das ilhas vizinhas que, juntamente com os turistas que nestes meses de Verão visitam o Pico, fazem certamente duplicar a sua população e baixar a sua média etária.
O ambiente na ilha altera-se com os milhares de jovens que se movimentam por toda a parte, com o comércio da restauração que se anima e com o trânsito rodoviário que aumenta. Acentuam-se as subidas aos 2351 metros de altitude do Pico, a presença nas piscinas naturais e a caminhadas nos trilhos rurais, mas o principal é que todos querem assistir ao festival que apresenta alguns supostos grandes artistas nacionais. 
Porém, o festival também apresenta outros atractivos como o festival das bandas filarmónicas da ilha, a feira gastronómica, as regatas de remo e vela em baleeira, as bancas de comes e bebes e as costumadas barracas que vendem um pouco de tudo.
Para a economia local o Cais de Agosto é uma grande festa popular e um grande acontecimento pelo rendimento que gera em todas as actividades locais, mas é também é uma grande animação para a população residente devido à presença de tanta gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário