terça-feira, 17 de julho de 2018

Coimbra capital do desporto universitário

Decorreu ontem em Coimbra a cerimónia de abertura dos European Universities Games 2018, que foi presidida pelo Presidente da República e, até 28 de Julho, haverá 3140 atletas provenientes de 38 países e de 400 universidades a competir em 13 modalidades.
Depois dos Jogos de Córdova (2012), de Roterdão (2014) e de Zagreb (2016), a European University Sports Association (EUSA) escolheu Coimbra para acolher os Jogos de 2018, nos quais se disputarão provas de badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, canoagem, futebol, futsal, andebol, judo, remo, rugby de sete, ténis de mesa, ténis e voleibol.
A logística deste acontecimento desportivo em termos de alojamentos, transportes e instalações desportivas é um desafio para uma cidade de média dimensão como Coimbra, até porque, para além dos atletas, a cidade vai receber equipas técnicas, treinadores, jornalistas e apoiantes. Porém, as autoridades académicas e a autarquia da cidade “agarraram” esta oportunidade para mobilizar a prática desportiva na cidade e na própria universidade, mas também para transmitir uma imagem de qualidade académica e desportiva de uma cidade que tem uma das mais antigas universidades da Europa.
Porém, lamentavelmente, a nossa imprensa não prestou até agora qualquer atenção a estes Jogos, pois tem-se ocupado exaustivamente do Mundial de futebol, da ida de Ronaldo para Turim e das transferências dos jogadores de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário