domingo, 15 de julho de 2018

O obcecado Donald a dividir para reinar

A fotografia do boneco insuflável com que os manifestantes de Londres protestaram contra a presença de Donald Trump no Reino Unido, ilustrou as primeiras páginas de muitos jornais europeus, mas também chegou aos Estados Unidos. O nova-iorquino Daily News, que é um dos jornais americanos de maior circulação, não perdeu a oportunidade para fazer chacota com os comportamentos erráticos e preocupantes do presidente dos Estados Unidos e tratou de escolher a fotografia do insuflável do Donald para ilustrar a capa da sua última edição. Como, por vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui está a demonstração da impopularidade do Donald no seu próprio país, que uma cidadã americana afirmava ontem ser uma vergonha.
Donald quer negócios e os seus valores são os negócios. Criticou Angela Merkel e Theresa May como se andasse em peregrinação pelo seu império e pediu mais dinheiro para a NATO, uma aliança defensiva que há poucos meses tanto criticava. Diz tudo e o seu contrário e, demasiadas vezes, dá o dito por não dito. A sua visita à Europa foi provocatória, arrogante e serviu para acentuar divisões entre os seus aliados europeus, numa lógica de dividir para reinar.
A América merecia melhor e, de facto, a história dos Estados Unidos regista-o como o mais impopular dos seus presidentes dos últimos anos. Agora vai visitar o seu amigo Vladimir Putin e, provavelmente, vão trocar muitos abraços e quem sabe se não vão tratar de cooperação militar.

Sem comentários:

Enviar um comentário