terça-feira, 17 de julho de 2018

O Donald e o Vladimir são bons amigos

A Cimeira de Helsinquia entre Donald Trump e Vladimir Putin que ontem se realizou, deu origem a uma invulgar troca de elogios e de promessas de cooperação para resolver alguns problemas mundiais, que só pode constituir motivo de satisfação para todos os que desejam a paz no mundo.
O jornal espanhol ABC publica hoje uma fotografia dos dois líderes e escolheu para título da sua primeira página a frase “tan amigos”. De facto, tudo parece ter corrido bem neste encontro que gerou muito optimismo e até fez subir as bolsas mundiais. Putin negou qualquer interferência russa nas eleições presidenciais americanas de 2016 e Trump disse que a relação entre os dois países “nunca esteve pior”, referindo que a atitude americana face à Rússia tem sido de “loucura e estupidez norte-americana, a maldita caça às bruxas”.
Dois dias antes, o Donald tinha intensificado o seu ataque à União Europeia que classificou como inimiga e essa declaração encheu os jornais de todo o mundo. Estamos, portanto, perante um Donald que num dia pede mais dinheiro para investir na NATO e na defesa da Europa, que no outro declara a União Europeia como um inimigo e que, no outro, elogia o líder russo e promete reforçar as relações bilaterais. É uma verdadeira confusão o que o Donald diz.
No passado dia 12 de Julho, a propósito da Cimeira da NATO em Bruxelas, escrevemos aquí que era necessário definir quem é o inimigo da NATO e este encontro entre Trump e Putin, mostra exactamente isso. Porém, os inúmeros comentadores que enchem as televisões continuam sem perceber que o quadro estratégico da Guerra Fria já está ultrapassado e continuam a falar como verdadeiros papagaios de uma realidade que já não existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário