quinta-feira, 26 de julho de 2018

O “milagre” de Carlos Tavares na Opel

A última edição do jornal económico francês La Tribune publica na sua primeira página a fotografia do gestor português Carlos Tavares e destaca em título “la méthode Tavares que a sauvé Opel”.
Nas páginas interiores, o jornal inclui um artigo intitulado “Opel: autópsia de um espectacular salvamento industrial”, no qual salienta que ninguém esperava uma tão rápida recuperação da Opel, uma marca que desde 2000 até ao Verão de 2017, quando foi vendida pela General Motors à PSA, tinha perdido cerca de 15 mil milhões de euros. Em entrevista ao jornal, Carlos Tavares explicou que o plano que aplicou à Opel foi exactamente o mesmo plano que tinha aplicado na PSA, quando em 2014 assumiu a sua presidência, isto é, reduzir custos fixos, reduzir custos variáveis e melhorar os preços de venda para aumentar as receitas. Ora isto é o que está nos mais elementares livros de Economia e não se percebe como não é aplicado em todas as empresas em dificuldades, nomeadamente em Portugal.
Porém, Carlos Tavares esclarece que não tem sido fácil a sua tarefa, pois tem obrigado a aposentações antecipadas, despedimentos por acordo mútuo e duras negociações com os sindicatos. Paralelamente, os novos modelos foram adaptados às necessidades do mercado e as economias de escala entre as diferentes marcas do grupo têm aumentado, enquanto em menos de um ano, a margem operacional passou de -2,5% para 5%.
O “milagre” de Carlos Tavares não passou ao lado do mercado financeiro e na terça-feira, dia 24 de Julho, os títulos da PSA subiram quase 10%.
Que pena não termos muitos Tavares destes em Portugal…

Sem comentários:

Enviar um comentário