segunda-feira, 9 de julho de 2018

O salvamento dos jovens tailandeses

O mundo tem acompanhado com emoção e ansiedade o caso dos jovens que ficaram presos no complexo de cavernas de Tham Luang, que se estende por cerca de 10 km sob uma montanha no norte da Tailândia, a uma profundidade variável entre 800 e 1000 metros. Os 12 jovens praticantes de futebol, acompanhados pelo seu treinador, entraram no complexo de cavernas no fim da tarde do dia 23 de Junho, durante um passeio e foram surpreendidos por uma forte chuvada que inundou o complexo. Nessa contrariedade, o grupo decidiu fugir pelos túneis até se instalar num local seco a 4 km da entrada. Preocupada com o atraso do filho, uma mãe deu o alarme. As autoridades pediram ajuda internacional e foram iniciadas as buscas, tendo sido encontradas as bicicletas dos jovens na entrada do complexo de cavernas, além de mochilas e sapatos.
Porém, os jovens só foram encontrados no dia 2 de Julho, isto é, nove dias depois do seu desaparecimento, por dois mergulhadores britânicos que conseguiram chegar à gruta onde estavam os jovens, situada a cerca de 4 km da entrada. Para chegar até ao grupo, os dois mergulhadores nadaram durante seis horas, num percurso sinuoso e estreito que exige grande domínio das técnicas de natação e de mergulho. A partir de então foi instalado um centro de operações numa câmara do complexo de cavernas situado a 1700 metros de distância da entrada. Ontem foram resgatados quatro jovens e hoje foi anunciado o resgate de mais quatro. A operação de grande dificuldade e risco tem vindo a correr bem. O mundo quase respira de alívio perante esta vitória da tenacidade e da persistência, mas também da coragem dos socorristas. O impossível ou o milagre estão a acontecer.
Porém, para além da competência-coragem dos mergulhadores, o que mais impressiona nesta operação é a quantidade de especialistas de que Portugal dispõe neste domínio, que alimentam horas e horas nos canais televisivos. Até admira que não tenhamos enviado alguns destes luso-especialistas para a Tailândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário