sexta-feira, 6 de julho de 2018

Portugal e Moçambique num novo ciclo

A visita que o primeiro-ministro português está a realizar à República de Moçambique e a que o jornal O País dá hoje um grande destaque, não se enquadra numa vulgar ou protocolar visita de Estado em que se marca presença em alguns locais simbólicos, se depõem coroas de flores, se assinam alguns acordos já antes negociados e se fazem declarações a revelar empatia entre o visitado e o visitante.
A visita de António Costa vai para além do simbolismo da presença do chefe do governo português na III Cimeira Luso-moçambicana, devido às suas ligações emocionais com aquela terra onde em 1929, na antiga cidade de Lourenço Marques, nasceu o seu pai, o escritor Orlando da Costa. De resto, António Costa tem familiares moçambicanos e essa circunstância facilita enormemente o fortalecimento das relações luso-moçambicanas que esta visita consolida.
Durante a visita foram assinados diversos acordos de cooperação, nomeadamente no domínio da segurança social, da administração interna e dos transportes aéreos mas, sobretudo, foram relançadas as relações históricas entre os dois países de língua portuguesa. António Costa foi recebido e conviveu com Filipe Nyusi, o chefe de Estado moçambicano e, das imagens que chegaram até nós, só podemos concluir que se abriram as portas para um novo ciclo de cooperação entre Portugal e Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário