domingo, 1 de julho de 2018

Portugal nos XVIII Jogos do Mediterrâneo

Os Jogos do Mediterrâneo que, de quatro em quatro anos, se realizam desde 1951 e nos quais participam, através dos respectivos comités olímpicos, os países da orla do Mediterrâneo, terminam hoje em Tarragona. Era previsto que esta 18ª edição se realizasse em 2017, mas devido à instabilidade política e social que afectou a Catalunha no ano passado, os XVIII Jogos do Medioterrâneo foram adiados para o ano de 2018.
Participaram cerca de 4 mil atletas de 26 países mediterrânicos e, pela primeira vez, Portugal foi convidado para participar, tendo-se apresentado na cidade catalã com uma comitiva de 232 atletas para competir em 29 modalidades. Neste ano de estreia, a delegação portuguesa conquistou 24 medalhas, sendo três de ouro, oito de prata e treze de bronze, tendo as medalhas de ouro sido conquistadas no triatlo masculino e feminino e na hipismo por equipas.  As restantes medalhas de prata e de bronze foram conquistadas nas modalidades de tiro, natação, canoagem, ciclismo, atletismo, judo, taekwondo, ténis de mesa e basquetebol feminino. O número de medalhas conquistadas colocou Portugal no 13º lugar no ranking do medalheiro onde se encontram a Itália (155), a Espanha (120), a França (99),  a Turquia (95), o Egipto e a Grécia (45), a Eslovénia (36) e a Sérvia (31). Porém, ser o 13º numa lista de 26 países não é mau nem bom, antes pelo contrário...
Os meios de comunicação portugueses quase ignoraram este acontecimento desportivo, limitando-se a uns brevíssimos apontamentos com classificações, pois andavam demasiado ocupados com o futebol. Alguns atletas portugueses que competiram em Tarragona fizeram oportunas declarações a lamentar o desinteresse da comunicação social portuguesa por estes Jogos e pelas chamadas modalidades amadoras, mas também pelo seu enfeudamento à indústria do futebol. E têm toda a razão!
Os XIX Jogos do Mediterrâneo disputam-se em 2021 na cidade argelina de Oran e só há que esperar que os resultados possam ser ainda melhores do que aqueles que se verificaram em Tarragona.

Sem comentários:

Enviar um comentário