sexta-feira, 20 de julho de 2018

Trumputin: será mesmo o que parece?

O recente encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin que se realizou na Finlândia está a gerar uma grande controvérsia nos Estados Unidos.
Depois das declarações inamistosas e das acusações que o Donald fez nas suas visitas a Bruxelas e Londres, em que não poupou nem Merkel nem May e classificou a União Europeia como um inimigo, o presidente dos Estados Unidos alargou-se em elogios ao presidente da Rússia, prometendo o reforço da cooperação bilateral, embora a questão da interferência russa nas eleições americanas não tivesse ficado  bem esclarecida. 
Os estrategas europeus ficaram muito baralhados com o que o Donald disse, mas os americanos não gostaram nada do seu comportamento quase subserviente perante o rival russo. Nos Estados Unidos crescem as vozes dos que querem saber o que se passou no encontro a sós entre os dois presidentes, enquanto o Donald vai dando o dito por não dito e se atira à imprensa e às suas fake news.
Na edição que hoje foi posta a circular, a revista TIME escolheu para tema de capa esse encontro entre Trump e Putin ou entre Vladimir e Donald, com uma curiosa composição fotográfica que vai deixar os americanos muito impressionados, mesmo os mais conservadores e os que elegeram o Donald. A imagem que passa é que o Donald e Vladimir serão apenas dois corpos e duas identidades, mas que representam uma mesma ideia de poder. É o Trumputin ou são dois homens muito ricos e o dinheiro estimula convergências.
Agora, depois de tantos anos em que a América construiu e vendeu a ideia do perigo russo, quem é que vai convencer os americanos de que afinal o amigo está na Rússia e que o inimigo está na Europa? Ou será que o Donald se tem esquecido que é o Presidente dos Estados Unidos e que parece actuar como Presidente da Trump Organization, confundindo a Casa Branca com a Trump Tower em Midtown Manhattan?

Sem comentários:

Enviar um comentário