domingo, 5 de agosto de 2018

A Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso

Está a decorrer em São Mateus, na ilha do Pico, a Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, a segunda maior festa religiosa dos Açores, só superada pelas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realiza em Maio na cidade de Ponta Delgada.
As festas religiosas que acontecem nos Açores são um ponto alto da vida comunitária, em que as povoações são festivamente decoradas e em que a população participa activamente na sua preparação, sem estar à espera das autarquias ou de outras entidades. As festas atraem sempre muitas centenas ou milhares de pessoas, umas residentes e outras vindas do outro lado do Atlântico que não dispensam a festa da sua terra, sendo sempre manifestações de devoção e de fé intensa, que são visíveis sobretudo nas missas, nas vistosas procissões e no pagamento de promessas.
Porém, a par do seu programa religioso, as festas incluem múltiplas actividades culturais de natureza musical e desportiva, incluindo o desfile e a actuação de filarmónicas e, por vezes, as feiras do livro, as regatas de baleeiros e os concertos, em que actuam grupos e cantores que são contratados no Continente. Além disso, são realizadas muitas outras actividades como as tradicionais arrematações em que as ofertas dos paroquianos são leiloadas em público.
Nos tempos modernos, o recinto das festas é cercado por dezenas de barracas que vendem toda a espécie de comes e bebes, de bugigangas e de uma espécie de artesanato, que dão uma dimensão popular ao acontecimento.
Como acontece sempre, as festas são largamente publicitadas através de coloridos cartazes, como sucede com o cartaz da Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso que aqui reproduzimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário