sábado, 11 de agosto de 2018

Brasil vai escolher o seu novo Presidente

Faltam menos de dois meses para a realização da primeira volta das eleições presidenciais brasileiras, que está marcada para o próximo dia 7 de Outubro. Nessa eleição serão eleitos o Presidente da República que sucederá a Michel Temer, os governadores estaduais, os senadores e os deputados federais, estaduais e distritais. Embora o dia 15 de Agosto seja último dia para a apresentação de candidaturas, a campanha eleitoral já começou, tendo já sido apresentadas treze candidaturas presidenciais.
As sondagens já começaram a ser divulgadas e, como sempre acontece, há sondagens para todos os gostos.  Até ao mês de Abril, era habitual incluir o ex-presidente Lula da Silva no painel de candidatos presidenciais e ele aparecia destacado com a mais elevada intenção de voto. Depois que a sua candidatura foi rejeitada por estar preso por envolvimento em casos de corrupção, o seu nome deixou de aparecer nas sondagens, onde agora aparece à frente o candidato da extrema-direita, um tal Jair Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro e antigo capitão do Exército brasileiro. Porém, há outros candidatos com possibilidades de passar à 2ª volta que se realiza no dia 28 de Outubro, nomeadamente a candidata ecologista Marina Silva, o advogado Ciro Gomes que é apresentado pelo PDT, o académico Fernando Haddad, antigo prefeito de São Paulo que é apresentado pelo PT e Geraldo Alckmin, médico, professor e antigo governador do Estado de São Paulo, apresentado pelo PSDB. Oito dos candidatos já participaram num alargado debate televisivo, conforme nos relata o jornal O Globo do Rio de Janeiro.
Acontece que todos estes candidatos têm passado político, conhecem a realidade brasileira  e sabem que o país está numa séria encruzilhada económica e, sobretudo, social. É preciso que o eleitorado aproveite esta oportunidade para escolher um Presidente com uma sólida vontade de corrigir o que está mal e encetar caminhos de esperança para a sociedade brasileira. Não se espera outra coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário