sábado, 25 de agosto de 2018

Munch e as próximas eleições no Brasil

O pintor norueguês Edvard Munch pintou em 1893 uma série de quatro quadros a que deu o título de O Grito e que representam a angústia e o desespero. O quadro adquiriu um estatuto de ícone cultural semelhante à Mona Lisa de Leonardo da Vinci ou à Guernica de Picasso, até porque se tornou a pintura mais cara da história quando em 2012 foi arrematada num leilão por 119,9 milhões de dólares.
Essa imagem icónica da angústia e do desespero foi agora adaptada pela revista Veja a propósito das eleições presidenciais que o Brasil vai disputar no próximo dia 7 de Outubro, porque há muita incerteza quanto ao futuro e até alguma angústia.
Apesar de estar preso há cinco meses e da sua candidatura poder vir a ser rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente Lula da Silva (PT/Partido dos Trabalhadores) continua à frente nas sondagens com cerca de 32% das intenções de voto e o seu nome, ou o nome em que ele venha a aconselhar o voto, têm sempre algum favoritismo. Depois, surgem os nomes de Jair Bolsonaro (PSL/Partido Social Liberal), Marina Silva (Rede Sustentabilidade), Geraldo Alckmin (PSDB/Partido da Social Democracia Brasileira) e Ciro Gomes (PDT/Partido Democrático Trabalhista). No entanto, apesar da campanha eleitoral já ter começado, os analistas mostram-se muito preocupados com a elevada percentagem de eleitores que ainda não escolheu o seu candidato e também com a rigidez das opções eleitorais. Em particular, a candidatura de Jair Bolsonaro, que representa a extrema-direita brasileira, parece não progredir e esse facto está a perturbar muita gente, incluindo o pessoal da revista Veja, que está apavorado porque o seu Jair está a murchar e não se tem mostrado minimamente competente nos debates em que já participou.
Os brasileiros vão certamente escolher aquele que melhor os servirá. Assim se espera!

Sem comentários:

Enviar um comentário