sábado, 18 de agosto de 2018

Viva a Romaria da Senhora da Agonia

A romaria de Nossa Senhora da Agonia começou ontem em Viana do Castelo e decorre durante este fim de semana. A cidade está em festa e é caso para dizer, que festa!
Ontem realizou-se o deslumbrante Desfile da Mordomia, hoje realiza-se o Cortejo Histórico-Etnográfico e, amanhã, a Procissão Solene da Senhora da Agonia. São vários dias de festa com muitos concertos e muita animação, com arraiais e grupos folclóricos, com desfiles de bombos, de cabeçudos e de concertinas, em que participa a população e a que assistem muitos milhares de turistas.
O nome da Senhora da Agonia está associado à maior das romarias e às múltiplas tradições que envolvem a maior festa popular de Portugal, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente na semana do dia 20 de Agosto.
No desfile das mordomas participaram 636 mulheres com os trajos regionais minhotos e com o peito coberto de ouro, estimando-se que desfilaram 20 milhões de euros em ouro. Hoje será o Cortejo Histórico-Etnográfico e amanhã à noite acontecerá a já chamada “Noite dos Tapetes” que transforma seis ruas e cerca de mil metros da ribeira de Viana do Castelo numa verdadeira mostra de arte popular, de uma beleza incomparável com tapetes de sal e centenas de motivos alusivos à cidade e, em especial, à pesca, enquanto a noite é animada por concertinas e cantares ao desafio.
A Senhora da Agonia é a grande festa do Minho, a que nenhum português deve faltar, ao menos uma vez na vida. Viva a Romaria da Senhora da Agonia!

Sem comentários:

Enviar um comentário