domingo, 6 de janeiro de 2019

Tradições espanholas da época natalícia

Hoje celebra-se o Dia dos Reis Magos que assinala a visita dos três reis magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) ao menino Jesus, que é uma das festas mais populares da tradição cristã e que assinala o fim da quadra natalícia.
Em Portugal as celebrações natalícias centram-se no dia 25 de Dezembro e, nos tempos mais recentes, adoptaram símbolos desligados da tradição, como o Pai Natal a viajar de trenó ou a árvore de Natal iluminada ,enquanto as crianças já não colocam o sapatinho na chaminé e escrevem cartas ao Pai Natal a pedir presentes. Na nossa vizinha Espanha a tradição é diferente da prática natalícia portuguesa e as crianças espanholas, em vez de escreverem cartas ao Pai Natal, enviam cartas aos reis magos com os seus pedidos de presentes para receberem no dia 6 de Janeiro. As cartas são normalmente redigidas na véspera da celebração e são amarradas em balões de cores que são largados no céu, levando os desejos das crianças.
Na tarde do dia 5 de Janeiro, por toda a Espanha mas, em menor grau, também em alguns outros países, acontece a visita dos reis magos para distribuir os presentes às crianças. É a Cabalgata de Reyes Magos, um desfile de carros alegóricos em que os reis magos entram na cidade acompanhados por pajens que vão distribuindo presentes às crianças que assistem deslumbradas à passagem da comitiva.
A imprensa espanhola, sobretudo a imprensa regional, destaca as inúmeras cabalgatas realizadas pelo país. A Cabalgata de Reyes Magos de Granada é considerada a mais antiga da Espanha e do mundo e, por isso, o jornal Ideal lhe dedicou um grande espaço na primeira página da sua edição de hoje, com uma fotografia em que uma grande multidão assiste à passagem da cabalgata de Granada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário