quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Brasil: ainda a posse de Jair Bolsonaro

O Brasil é um grande país que, pela história, pela língua e pela cultura, é o país-irmão de Portugal. Embora estejam enquadrados por geopolíticas diferentes, os caminhos dos dois países também são naturalmente diferentes, mas o facto de se poderem entender na mesma língua e sem intérpretes, permite-lhes potenciar muitos interesses comuns, o primeiro dos quais é a integração das comunidades brasileiras em Portugal e das comunidades portuguesas no Brasil.
Por isso, a posse de um novo presidente do Brasil, que anuncia grandes mudanças, não pode deixar de interessar os portugueses e justificar tanta cobertura mediática em Portugal, até porque Marcelo Rebelo de Sousa foi o único presidente europeu que esteve na cerimónia de investidura presidencial em Brasília.
Porém, a análise da imprensa europeia mostra que os europeus não se interessaram pela posse do novo presidente do Brasil, isto é, nem Bolsonaro nem o Brasil foram notícia importante, talvez devido à presença entusiástica de Benjamin Netanyahu e de Viktor Orbán. No entanto, a análise da imprensa europeia mostra que houve algumas excepções e a mais notória terá sido o Dagens Nyheter, o maior jornal da Suécia, que deu um grande destaque à posse de Jair Bolsonaro, publicando uma interessante fotografia da transmissão de poderes, bem diferente daquelas que ilustraram a imprensa brasileira.
Agora, em relação a Jair Bolsonaro e ao seu governo, é esperar para ver. Parece haver muita serenidade, sem grande festa, nem grande contestação, mas tão somente muita expectativa e muita esperança quanto aos dias que virão.

Sem comentários:

Enviar um comentário