quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Brasil: novo Presidente e nova esperança

Brasília assistiu ontem à tomada de posse de Jair Bolsonaro como o 38º Presidente da República Federativa do Brasil e, naturalmente, há uma enorme curiosidade no mundo sobre o que vai acontecer no Brasil, que é o maior país da América do Sul e da América Latina, o quinto maior país do mundo em área territorial, o sexto maior em população e, segundo o FMI, está entre as dez economias mais fortes do planeta.
Portugal esteve presente através de Marcelo Rebelo de Sousa, que foi o único presidente europeu a assistir à cerimónia de investidura de Bolsonaro. E fez bem, porque por razões históricas e emocionais, o Brasil continua  a ser o “país-irmão” e nenhum português é indiferente ao que se passa no Brasil.
Jair Bolsonaro chegou à Presidência depois de uma vitória eleitoral expressiva, embora o seu discurso radical tenha surpreendido aqueles que acompanham a vida política do Brasil, pelas suas repetidas insinuações e afirmações a respeito do valor da democracia. Os brasileiros esperam ter encontrado em Bolsonaro a resposta para a grave crise social que atravessam, marcada pela corrupção, pela criminalidade e pela insegurança, agravadas por uma persistente crise económica. A cerimónia foi transmitida pela televisão portuguesa e os portugueses puderam ouvir um discurso nada conciliador, em que Bolsonaro salientou a frase -  "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", a lembrar o "America first" de Donald Trump. Além disso,  também repetiu algumas frases marcadamente ideológicas retiradas da sua campanha eleitoral, ao afirmar que foi eleito "para restabelecer a ordem no país", que a bandeira do Brasil "jamais será vermelha" e que os movimentos sociais terão de se habituar a respeitar "a propriedade privada".
A tarefa de Bolsonaro é muito difícil e há dúvidas se vai unir ou se vai dividir o Brasil. Os 210 milhões de brasileiros, tal como os seus amigos portugueses, vão esperar para ver o que vai fazer o capitão.

Sem comentários:

Enviar um comentário