sábado, 13 de abril de 2019

Bombas que não explodiram nas guerras

A edição de hoje do Diari de Tarragona, publicado naquela cidade catalã, destaca que “cada cinco dias desactivan una bomba de la Guerra Civil”.
A guerra civil espanhola terminou no dia 1 de Abril de 1939, depois das tropas do general Franco terem entrado em Madrid, o que significa que já passaram 80 anos e, por isso, a notícia hoje divulgada causa alguma admiração até porque também informa que, desde 1985, já foram desactivados 2194 engenhos explosivos na província de Tarragona. Porém, haverá milhares de bombas e outros engenhos explosivos ainda escondidos, sobretudo naregião de Madrid, na Catalunha e no País Basco.
Na Alemanha ocorre uma situação semelhante, estimando-se que haverá cem mil bombas aliadas por explodir, mas também minas anti-tanque, granadas de mão, obuses e munições de artilharia russas. Cada ano são descobertas e desactivadas cerca de duas mil toneladas de bombas e, só na cidade de Berlim, já foram encontradas cerca de sete mil bombas, havendo naturalmente muitas mais por descobrir.
Embora eem menor escala, também na Inglaterra vão sendo descobertas e desactivadas algumas bombas da 2ª Guerra Mundial, tal como em França onde, há menos de dois meses foi encontrada no bairro de la Chappele, em Paris, uma bomba americana de algumas centenas de quilogramas, tendo a sua desactivação obrigado a que cerca de 1800 pessoas tivessem de abandonar temporariamente as suas casas.
Passados tantos anos depois do fim destas duas grandes guerras, o número de engenhos explosivos que se vão descobrindo mostra como essas guerras foram violentas e exterminadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário