terça-feira, 9 de abril de 2019

Os problemas continuam na Venezuela

A Venezuela vive uma crise política e económica profunda, com uma espiral hiperinflacionária e uma enorme contracção do seu produto nacional, que provocaram a escassez de produtos essenciais e a saída do país de mais de dois milhões de pessoas.
A situação agravou-se com o bloqueio económico americano e com a intransigência do regime chavista, que tem atropelado as regras da democracia, sobretudo por falsear as eleições presidenciais e por não dar voz à oposição.
Foi neste quadro que Juan Guaidó, o presidente do Parlamento, se auto-proclamou presidente interino da Venezuela no passado dia 23 de Janeiro. Beneficiando de um alargado apoio internacional, Juan Guaidó aproveitou uma rede anónima de resistência criada em Fevereiro de 2011 para lutar contra o chavismo que então foi baptizada como Operación Libertad Venezuela (OLV) e, tratou de fazer uma digressão pelo país para activar esse movimento.
Com esse apoio, no passado fim de semana promoveu um conjunto de grandes manifestações articuladas em todo o território nacional que classificou como a “fase definitiva” do seu plano a que chamou Operación Libertad, para afastar Nicolás Maduro do poder e do palácio presidencial de Miraflores. Porém, também o regime chavista organizou grandes manifestações, a mostrar que há duas venezuelas e que há riscos de confrontações. A juntar a esta tensão política apareceram os apagões eléctricos e o racionamento da água, o que está a fazer aumentar a mobilização contra Nicolás Maduro, que está a ser responsabilizado por tudo o que de mal vem acontecendo no país. Para amanhã estão convocadas novas manifestações em todo o território e, sobretudo em Caracas, onde os manifestantes tencionam dirigir-se ao palácio presidencial para reclamar o afastamento de Nicolás Maduro.
O diário La Hora, que se publica no pequeno estado insular de Nova Esparta e que tem por lema - ni con unos ni con otros: con Nueva Esparta – destaca o masivo apagón e as manifestações contra Maduro en la fase definitiva de la operación Libertad.

Sem comentários:

Enviar um comentário