terça-feira, 8 de outubro de 2019

R.I.P. Maria Manuela Silva

A  economista  Maria Manuela Silva faleceu ontem aos 87 anos de idade, depois de uma longa carreira académica como professora catedrática do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e de ter dedicado a sua vida às causas da justiça social, sobretudo o combate às desigualdades e à pobreza, que considerava uma violação dos direitos humanos.
O percurso académico e a militância religiosa cruzaram-se ao longo da sua vida, tendo centrado a sua investigação académica nas áreas da pobreza, das desigualdades sociais e da distribuição de rendimentos, defendendo políticas económicas dirigidas em primeiro lugar ao bem-estar social.
Teve, também, uma intervenção política ao integrar o 1º governo constitucional presidido por Mário Soares, como secretária de Estado do Planeamento e, durante o recente período de assistência financeira externa, foi uma voz activa contra o programa de estabilidade imposto pela troika.
Professora jubilada do ISEG e Doutora Honoris Causa pela então Universidade Técnica de Lisboa, Manuela Silva esteve activamente envolvida nos movimentos católicos, tendo sido Presidente do Movimento Internacional dos Intelectuais Católicos e da Comissão Nacional Justiça e Paz. Era uma economista ao serviço das pessoas, sobretudo das mais desfavorecidas e, certamente, vai ser recordada como uma dinâmica mulher de causas e pelo seu percurso cívico inspirado no Evangelho e na doutrina social da Igreja.
Há muitos anos fui seu aluno no ISEG e, depois, através de amigos comuns, tornei-me seu amigo e reforcei a minha admiração por tão exemplar figura de cidadania. 

Sem comentários:

Enviar um comentário